Instalação
Outrossim, a instalação do sistema do baú refrigerado contém duas unidades essenciais, são elas a externa (uma condensadora composta por um condensador e um compressor, que trabalha com o ar quente e os fluídos) e a interna (que realiza o processo de evaporação, lidando com o ar frio dentro do ambiente de instalação).
Ademais, esse sistema é equipado com aparelhos de refrigeração relativos à necessidade da mercadoria que será transportada. Dessa maneira, para produtos congelados, a temperatura desses dispositivos de refrigeração são de -15 ºC até -20 ºC. Para os que devem ser mantidos refrigerados, os dispositivos devem ter temperatura de 0º C a -10º C. Já para os itens climatizados (hortifruti, obras de arte e mercadorias prontas para o consumo), a temperatura deve variar entre 20 ºC e 23 ºC, a fim de manter a conservação destes.
Funcionamento
Como citado anteriormente, o sistema do baú refrigerado funciona de forma semelhante com o dispositivo de ar condicionado. Dessa forma, é imprescindível que o compressor esteja em constante movimento para bombear o fluido, existindo três técnicas para essa ação (motor diesel independente, direct drive, sistema eutético). Além do mais, para sua instalação é utilizado um isolante térmico, denominado poliuretano expandido. Este, por sua vez, é um material de espuma de plástico rígido comercializado em densidades de 35 Kg por metro cúbico, até 1000 Kg por metro cúbico.
As três técnicas
Como frisa a egrégia Refrigeração Patagônia, é de suma importância que se conheça as técnicas utilizadas para o funcionamento do baú refrigerado para que se faça a escolha certa do produto que mais se identifica com as especificidades da empresa transportadora dos produtos frigoríficos.
Por conseguinte, o motor diesel independente usa um motor diesel, menor do que os convencionais, que se situa no interior da unidade condensadora, podendo ser um motor para diesel vermelho ou um motor para diesel branco. Alguns destes propulsores utilizam catalisadores que neutralizam a emissão de poluentes para a atmosfera. A opção de usar esse motor é vantajosa, pois, desde que o tanque esteja devidamente abastecido, o compressor estará constantemente funcionando.
A técnica de direct drive consiste em um modelo que não contém motor próprio, o que significa que o compressor depende da alimentação através do motor do veículo para se movimentar. Há dois tipos deste: o com alternador ou com correia. O primeiro é alimentado pelo motor do caminhão que movimenta o alternador com uma correia, que após receber o movimento de rotação, gera energia e a envia para o compressor (elétrico ou mecânico). O segundo, é o modelo em que o motor movimenta o compressor, que é integralmente mecânico, por intermédio de uma correia sem a necessidade de uma fonte de alimentação elétrica.
Já o sistema eutético precisa de uma fonte de energia elétrica trifásica, e é utilizado para transportar comidas congeladas que podem atingir temperaturas de até -25ºC. Quando o motor do caminhão está parado à noite, o motor-compressor bombeia fluído refrigerante a base de clorofluorcarbonos, fazendo com que o fluído eutético, que se localiza no interior das placas eutéticas, se congele. Ao amanhecer, com a partida do caminhão, há uma troca de calor entre as placas eutéticas e os alimentos. Logo, as placas que estavam com a temperatura de até -40ºC aumentam, podendo chegar até cerca de -25ºC, enquanto a temperatura do ambiente interno do baú fica estável.
Cuidados com o transporte
Mesmo que se faça a utilização do baú refrigerado para o transporte de produtos de geladeira, a fim de conservá-los, é iminente que se tome alguns cuidados que auxiliam na conservação dos mesmos. Entre esses cuidados estão a aplicação correta de um bom isolante térmico, evitar fazer a abertura do baú com frequência durante o trajeto a ser percorrido, manter a cabine do condutor separada do baú refrigerado (onde estão as mercadorias que serão transportadas), fazer a vedação do piso, avaliar se as paredes da cabine são lisas, garantir que os estrados são impermeáveis, resistentes e facilitam a circulação do ar para manter o ambiente arejado, e, em caso de transportes de carnes, a cabine deve conter ganchos para pendurá-las.
Por fim, a Refrigeração Patagônia lembra que transportar cargas refrigerada é uma tarefa delicada que envolve muitos processos e contém uma regulamentação de temperatura muito exigente. Consequentemente, existe um órgão federal responsável por fiscalizar, regularizar e supervisionar esses serviços, tanto de cargas como de pessoas, o chamado Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).